terça-feira, 17 de maio de 2011

O Rio de Janeiro continua lindo!

Cheguei do Rio de Janeiro semana passada. E olha, que terra adorada, continua cada vez mais linda!! Sem falar na bendita Lapa. Com aquele movimento cultural incrível: boa música, manifestações de arte para todo lado e pessoas de todo mundo. Muito bom estar nesse lugar.

Depois de muito andar, foi lá, na Escadaria Selarón, o descanso da guerreira. Olha eu aí:

Escadaria Selarón, Rio/ Brasil 2011
Ele esteve por lá, o Jorge Selarón. Trocou alguns sorrisos e se foi.

Muita coisa ainda para se ver: Teatro Municipal - estava fechado, só abriria à noite naquele dia - Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea, Espaço Oiticica, Cristo, Bondinho de Santa Teresa - punk!!, praias, Lapa, igrejas, sebos (fui)... Quanta coisa. E parece que sempre tem mais o que se ver...

 Sebo, Rio/Brasil 2011

Visitei o MAC pela primeria vez apesar de seus, já e que não parecem, 16 anos. E pelo  amor de Deus!!! O que é aquilo?!!! Maravilha!! Oscar Niemeyer, bendito seja! Quanta poesia numa arquitetura. Faz respirar profundo, pulsar o coração, elevar a emoção e deslumbrar-se. Simplismente deslumbrar-se. Nem precisa dizer, mas impossível não dizê-lo: A- DO-REI!! Maravilhoso!! Uma arquitetura para se sentir se permitir "num mergulho no seco" através de suas janelas inclinadas que circulam em 360° toda a obra. Foi uma das coisas mais lindas que vi. É para se contemplar. Fiquei realmente emocionada.
Estava acontecendo uma exposição coletiva de artistas da Africa do Sul. Gostei muito de uma animação feita de desenhos super vicerais. Bacana tb a proposta da artista Diana Hyslop. Tava exposto algumas fotografias de suas pinturas a óleo sobre fotografias digitais. Causa uma interferência meio ficção fantástico, muito bom.
Olha eu aí no MAC:

MAC - Rio/Brasil - 2011

MAC - Rio/Brasil - 2011

MAC - Rio/Brasil - 2011

MAC - Rio/Brasil - 2011

MAC - Rio/Brasil - 2011
"Arte by marido"

MAC - Rio/Brasil - 2011

MAC - Rio/Brasil - 2011




Diana Hyslop, em exposição no MAC - Rio/Brasil 2011


No Museu de Belas Artes, vi tb muita arte, inclusive do Hilal Sami Hilal - adorável. Não pude fotografar.

Gostaria só de registrar meu último comentário sobre a Catedral do Rio de Janeiro. um tesouro!! Obra arrojada do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca. Tem forma de cone  e de fora até parece uma obra simples e realmente é, mas o Rio de Janeiro tem um não sei o que, que torna tudo maravilhoso. Brincadeira, tudo é muito bonito porque foi feito com muita responsabilidade.  Pude visitá-la à noite e de dia. E a qualquer horário ela tem uma magia pois é a luz natural que torna tudo fantástico. Por ser muito escura, as entradas de iluminação natural projetam-se internamente deixando esse interior ainda mais misterioso. A gente entra com caltela, respeito é claro por ser um templo religioso mas principalmente pelo ar de mistério que a envolve. Os vitrais iluminados de múltiplas cores em meio aquela toda escuridão surgem como uma nave espacial. A gente fica sem saber para onde olhar, é deslumbrante.

 Catedral Rio/Brasil 2011 

 Catedral Rio/Brasil 2011

 Catedral Rio/Brasil 2011

Catedral Rio/Brasil 2011

Laterial - Catedral Rio/Brasil 2011












Nenhum comentário:

Postar um comentário